5 formas de se motivar diariamente

formas_motivar_floriano

A motivação não é um fator constante nem um interruptor on/off: uns dias começamos motivados(as), com toda a força; outros… não! Felizmente, não temos de nos limitar aos caprichos dos nossos humores.

 

A motivação, na verdade, é um processo que, essencialmente, traduz os nossos pensamentos em ações. Existem inúmeras teorias de como funciona, mas o que é certo é que a motivação varia conforme a personalidade. Existem dois tipos de motivação: a intrínseca, que nos é interna, e a externa, mais derivada de fatores socioeconómicos como recompensa e reconhecimento. Há pessoas que se conseguem auto-motivar, outras que são motivadas pelo stress e outras pressões externas – quem não conhece um(a) workaholic? –, quem use música para se motivar e diversas outras variedades conforme o âmbito social e a natureza da própria pessoa.

 

Como tal, não há uma única regra mágica que se aplique a todos, mas deixamos aqui 5 formas de se motivar diariamente, para que encontre pelo menos uma que torne o seu dia-a-dia mais fácil e produtivo.

 

1.     Relembre-se do que o(a) faz sair da cama todos os dias

A pergunta mais importante que pode fazer pela sua motivação é “porquê?”: porque é que estou a fazer isto? Ter um objetivo em mente é um dos principais motivadores, pelo que é importantíssimo que não deixe as distrações diárias e os maus momentos fazerem com que se esqueça do seu propósito.

Talvez esteja a trabalhar para poder comprar ou construir aquela casa dos seus sonhos, para conquistar uma promoção, para assegurar mais e melhores oportunidades para a sua família ou pela sensação de dever cumprido. Seja qual for o objetivo que o(a) guia, mantenha-o sempre em mente e a sua motivação seguirá.

 

2.     Comece com afazeres pequenos

Um dos principais bloqueios é quando temos uma lista avassaladora de coisas para fazer e a dimensão e complexidade das mesmas nos leva a desmotivar e a acabar por procrastinar. Para evitar que isso aconteça, em vez de tentar abarcar tudo de uma só vez, comece com tarefas pequenas e simples e vá progredindo incrementalmente. A realização dessas tarefas pequenas e a perceção de que está a caminhar para atingir o todo será uma força motivadora que crescerá continuamente à medida que trata de cada tarefa.

 

3.     Medite

Os benefícios da meditação estão mais do que provados por vários estudos científicos, mas algo que poderá não saber é que a meditação também tem impacto na motivação. A meditação ajuda a focar a mente, a reduzir o stress e a aumentar a felicidade e os sentimentos positivos, tudo fatores que contribuem para aumentar a motivação. Por isso, se estiver a precisar de um push motivacional… medite!

 

4.     Reduza as distrações

Para bem ou para mal, vivemos numa era em que não nos faltam possíveis distrações, entre redes sociais e smartphones com notificações constantes. Nesta era de “fear of missing out”, uma das melhores formas que tem de aumentar a sua motivação é cortar o mal pela raiz: remover as distrações de forma a minimizar a procrastinação e conseguir atingir um estado de foco absoluto, de flow, no que precisa realmente de fazer. Desconecte-se da internet (se lhe for possível para o seu trabalho), desligue ou ponha em silêncio o seu telemóvel durante umas horas e veja a sua motivação a aumentar à medida que a sua concentração e foco crescem.

 

5.     Crie hábitos

Se quer assegurar uma motivação consistente todos os dias, nada melhor do que criar hábitos para que a mesma venha naturalmente.

O ser humano é uma criatura de hábitos. As primeiras vezes que tentamos cumprir uma rotina (seja acordar cedo, fazer exercício, manter uma dieta saudável, etc.) tendem a ser difíceis e é normal que se falhe ou até se desista da mesma. No entanto, ao manter essa rotina, gradualmente vamo-nos acomodando e habituando até que se torna algo natural – o que passa a ser difícil é quebrá-la!

Isto significa que, para tarefas em que costuma ter dificuldade a encontrar motivação, criar uma rotina à volta delas e mantê-la durante essa fase inicial de dificuldade e desconforto eventualmente fará com que a motivação venha quase automaticamente e consiga ter resultados de forma consistente, ao invés de essencialmente ter de ganhar motivação do zero de cada vez que tem de pegar nessa tarefa.

Estas são apenas cinco formas de conseguir encontrar a motivação que procura, sendo que há inúmeras outras que poderão adaptar-se melhor ou pior à sua personalidade e necessidade. Experimente-as e verá que conseguirá atingir o seu objetivo!

 

 

Categorias

Temas

Partilhar

Entre em contacto

Ao submeter está a concordar com a nossa política de privacidade.

Sucesso!

Brevemente entraremos em contacto consigo!

Sucesso!

Newsletter subscrita